No âmbito da 11.ª edição da ‘Frota Solidária’, a Fundação Montepio vai entregar uma viatura adaptada ao CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar. A cerimónia de entrega das viaturas – 21, no total, distribuídas por 21 instituições – acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de Julho, pelas 11 horas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

O evento contará com a presença do Vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar, e do Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, que entregarão as 21 viaturas especiais e adaptadas que constituem a Frota Solidária de 2018 a instituições de todo o país.

O programa ‘Frota Solidária’ é uma iniciativa nascida na sociedade civil com o objectivo de responder às necessidades de quem mais precisa. Este é um grande dia para a Fundação Montepio e um grande dia para todo o Grupo Montepio. São estes parceiros na área da economia social que permitem desenvolver este projecto que a fundação acredita ser “uma enorme mais valia para todos os utentes e para os funcionários que, todos os dias, desenvolvem um trabalho excepcional”, afirma António Tomás Correia, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.

Em 2017, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, EUR 229 035,41 resultantes de valores atribuídos, no ano 2015, no âmbito da Lei da Liberdade Religiosa (Consignação Fiscal).

Pelo facto de este montante ter sido entregue, pelos contribuintes, ao cuidado e gestão da Fundação Montepio, decidiu esta instituição de utilidade pública devolvê-lo à sociedade civil, através da aplicação do mesmo na aquisição de veículos automóveis especiais e adaptados que, constituindo o que designa por “Frota Solidária”, apoiarão a atividade de 21 instituições particulares de solidariedade social. 

Criada em 2008 pela Fundação Montepio, a Frota Solidária é um projecto que se concretiza através da aquisição, transformação e adaptação de viaturas destinadas a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) de todo o País.

Desde 2008, a Fundação Montepio recebeu através da Consignação Fiscal quatro milhões de euros, integralmente devolvidos à sociedade civil através da entrega de 203 viaturas solidárias a igual número de IPSS.

A missão da Frota Solidária consiste em apoiar a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, coesa e solidária.

Leia também...

Treinador da U. Santarém vem para o jogo de tractor (c/vídeo)

Acácio Santos, treinador da União Desportiva de Santarém, prometeu e cumpriu. Antes do último jogo do acesso à Liga 3, frente ao Marinhense, o…

Museu Municipal Carlos Reis recebe menção honrosa da Associação Portuguesa de Museologia

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, recebeu uma menção honrosa na categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural nos prémios APOM…

Movimento proTEJO diz que estratégia da água representa “desastre ecológico e social”

O proTEJO – Movimento pelo Tejo considerou hoje que a estratégia “Água que nos une” configura um “desastre ecológico e social”, com medidas que…

Câmara de Santarém aprova plano para eliminar obstáculos/barreiras físicas no planalto da cidade

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, em Reunião de Câmara do passado dia 10 de Janeiro, o Plano de Promoção da Acessibilidade da Cidade…