O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Santarém apreendeu uma arte de pesca destinada à captura ilegal de enguia, espécie “Anguilla anguilla”, no passado dia 9 de Fevereiro, no concelho do Cartaxo.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que a rede, com cerca de 30 metros, foi “retirada da água tendo sido verificado que no seu interior se encontravam exemplares desta espécie de enguia”, e acrescenta que este tipo de rede “frequentemente utilizadas para a captura ilegal de meixão são também, extremamente lesivas para a fauna existente, devido às suas características”.

“A enguia europeia, ”Anguilla anguilla”, na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, pelo que todos os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural”, pode ler-se.

Leia também...

“O sector vitivinícola está saudável e em crescimento”

Inês Alves, natural de Santarém, tem 32 anos. Formou-se em Marketing e Comunicação e integrou, há precisamente 10 anos, a equipa de marketing e…

Sardoal dinamiza viagem de estudo à Suíça

A habitual viagem de estudo, destinada aos alunos do Ensino Secundário do Concelho de Sardoal vai, este ano, decorrer entre 24 de Julho e…

Gripe das aves confirmada em Benavente, Cascais e Aveiro

A gripe das aves foi confirmada em Benavente, Cascais e Aveiro, subindo para 27 o número de focos detetados este ano, anunciou a Direção-Geral…

JMJ: CNEMA vai acolher 4.180 dos 12.300 peregrinos esperados na Diocese de Santarém

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai acolher 4.180 peregrinos dos 12.300 aguardados na Diocese, segundo dados do Comité…