O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Santarém apreendeu uma arte de pesca destinada à captura ilegal de enguia, espécie “Anguilla anguilla”, no passado dia 9 de Fevereiro, no concelho do Cartaxo.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que a rede, com cerca de 30 metros, foi “retirada da água tendo sido verificado que no seu interior se encontravam exemplares desta espécie de enguia”, e acrescenta que este tipo de rede “frequentemente utilizadas para a captura ilegal de meixão são também, extremamente lesivas para a fauna existente, devido às suas características”.

“A enguia europeia, ”Anguilla anguilla”, na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, pelo que todos os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural”, pode ler-se.

Leia também...

Mais de 377 mil eleitores elegem nove deputados entre 13 forças políticas em Santarém

Mais de 377 mil eleitores vão ser chamados a eleger nove deputados entre as 13 forças políticas que apresentaram candidaturas pelo círculo eleitoral de…

Orçamento Participativo com quatro projectos em votação

Os quatro projectos que concorrem ao Orçamento Participativo de Sardoal vão estar em votação entre hoje e o dia 31 de agosto, informou o…

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Chamusca na Ascensão

Cerca de 100 mil pessoas visitaram a Vila da Chamusca na ‘Semana da Ascensão’ deste ano, um número que a autarquia considera “um sucesso”.…

Município de Azambuja leva crianças e idosos a passar “Um dia no Campo”

O Município de Azambuja vai reeditar a actividade “Um dia no Campo…”, amanhã, dia 20 de Junho. A iniciativa decorrerá nos antigos viveiros do…