O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Santarém apreendeu uma arte de pesca destinada à captura ilegal de enguia, espécie “Anguilla anguilla”, no passado dia 9 de Fevereiro, no concelho do Cartaxo.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que a rede, com cerca de 30 metros, foi “retirada da água tendo sido verificado que no seu interior se encontravam exemplares desta espécie de enguia”, e acrescenta que este tipo de rede “frequentemente utilizadas para a captura ilegal de meixão são também, extremamente lesivas para a fauna existente, devido às suas características”.

“A enguia europeia, ”Anguilla anguilla”, na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, pelo que todos os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural”, pode ler-se.

Leia também...

Quatro urgências de obstetrícia e ginecologia encerradas hoje

Quatro urgências de obstetrícia/ginecologia estão hoje encerradas, segundo a informação divulgada às 08:00 no ‘site’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Está encerrada a…

Exposição reúne obras de 44 artistas na Praça do Peixe em Torres Novas

A Praça do Peixe recebe, de 09 de setembro a 11 de novembro, a terceira edição do projeto da exposição coletiva de pintura 100X100,…

GNR surpreende duas mulheres a furtar cortiça em propriedade privada

A Guarda Nacional Republicana deteve duas mulheres com 30 e 49 anos por furto de cortiça, esta segunda-feira, 12 de Julho, no concelho de…

Câmara de Salvaterra de Magos aprova Orçamento de 14,9 milhões de euros para 2022

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou por maioria, em reunião camarária realizada a 15 de Dezembro, com os votos a favor do…