O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Santarém apreendeu uma arte de pesca destinada à captura ilegal de enguia, espécie “Anguilla anguilla”, no passado dia 9 de Fevereiro, no concelho do Cartaxo.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém refere que a rede, com cerca de 30 metros, foi “retirada da água tendo sido verificado que no seu interior se encontravam exemplares desta espécie de enguia”, e acrescenta que este tipo de rede “frequentemente utilizadas para a captura ilegal de meixão são também, extremamente lesivas para a fauna existente, devido às suas características”.

“A enguia europeia, ”Anguilla anguilla”, na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, pelo que todos os espécimes foram devolvidos ao seu habitat natural”, pode ler-se.

Leia também...

Ourém aprovou 600 candidaturas ao programa de apoio à natalidade e infância

O Município de Ourém aprovou 600 candidaturas no âmbito do programa de apoio à natalidade e infância, totalizando cerca de 600 mil euros, iniciativa…

Noite de encanto e diversão no Desfile Noturno de Carnaval no Cartaxo

O Desfile de Carnaval noturno, que percorreu as ruas do Cartaxo na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, foi uma verdadeira celebração de criatividade, alegria…

Cine-Teatro Paraíso lotado para ver Gilmario Vemba

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, recebeu Gilmario Vemba no dia 20 de Maio, pelas 21h30. O comediante apresentou um espetáculo onde a essência de…

Exposição “Linogravuras” no Sardoal

O espaço Cá da Terra, no Sardoal, vai acolher até dia 8 de Setembro, a Exposição Linogravuras do Grupo Experimental de Teatro Amador de…