O In.Str. “Volta à Rua” esta sexta-feira, dia 9 de Julho, pelas 18h00, com a inauguração do Mural de BIGOD (João Domingos) – uma composição gráfica com detalhes do Centro Histórico de Santarém, numa parede, no Jardim da República.

Às 19h00, os Vórtice Project sobem ao palco do Teatro Sá da Bandeira para um concerto comemorativo do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno.

Neste espectáculo, o grupo que à semelhança de Santareno, também nasceu nas Lezírias Ribatejanas, apresentam um espectáculo inspirado nas obras mais emblemáticas do dramaturgo, com o objectivo de homenagear o legado de Bernardo Santareno.

Durante uma hora, a associação do repertório das músicas dos Vórtice estabelece uma relação estreita com as peças de maior renome de Bernardo Santareno, de modo a celebrar o homem que escolheu, orgulhosamente a cidade de Santarém para trazer no nome.

PUBLICIDADE

Os bilhetes (7,50 €) podem ser adquiridos no Teatro Sá da Bandeira, das 11h00 às 14h00 e 1 hora antes do espectáculo. Horário de Bilheteira: 3ª a 6ª feira das 11:00 às 14:00 Para actividades fora do horário definido, a bilheteira abre 1h antes do início das sessões.

Às 21h00, assista ao Concerto de Bia Maria, na Parada da EPC – Ex Escola Prática de Cavalaria. Neste espectáculo, para todas as idades, Beatriz Pereira é a voz e mente deste projeto.

Bia Maria passeia pelos álbuns “Bem me queres, bem te quero” e o mais recente “Tradição”, e traz as suas canções e as ideias da sua cabeça à Para da Ex Escola Prática de Cavalaria.

Nascida e criada em terras oureenses iniciou os estudos musicais desde cedo na escola local onde se foi apaixonando com o passar do tempo pelos mesmos e é licenciada em Direcção Coral e Formação Musical, na ESML – Escola Superior de Música de Lisboa.

Bia Maria decidiu que é altura do mundo ouvir a sua voz e as mil e uma ideias que correm por segundo na sua cabeça.

No sábado, dia 10 de Julho, às 10h30, os Claustros do Convento de S. Francisco recebem uma Sessão de Histórias (M/3) contadas com emoção, pelo Aqui Há Gato.

Às 19h00, a Catedral de Santarém recebe o Concerto de Música Sacra do Romantismo, Órgão e Canto, com David Paccetti, Hélia Castro e Ana Ferro.

A Messe brève à deux voix égales CG 72 (Missa breve para duas vozes iguais) de Charles Gounod (1818-1893) e alguns andamentos para órgão da obra Heures Mystiques, 1er vol., Op. 29 de Léon Boëllmann (1862-1897) fazem ecoar em Santarém o romantismo sacro francês. O programa intercala andamentos de ambas colectâneas, formando uma sequência ordenada desde Entrée (Entrada) até Sortie (Saída) evocativa dos vários momentos musicais de um ofício litúrgico.

O carácter romântico moderado, quase intimista deste repertório, adequa-se à idiossincrasia do órgão histórico da Catedral de Santarém, construído por James Chapman Bishop em 1835, e privilegia o carácter funcional meditativo sobre o aspecto viruosístico deste concerto.

Às 21h00, o Conservatório de Música de Santarém apresenta “Os Vagabundos”, baseado no segundo andamento do quarteto Der Tod und das Mädchen de Franz Schubert, no Convento de S. Francisco.

Devido às medidas de contingência do COVID-19 e de modo a prevenir os contágios, para além do uso obrigatório de máscara, da desinfecção das mãos à entrada e do dever de se respeitar o distanciamento social e os circuitos de circulação, a atribuição de lugar é feita por ordem de chegada. Não é permitida a entrada de público após o início do espectáculo.

A organização pede ao público que colabore com o preenchimento do consentimento informado no local (traga a sua caneta), e no final do espectáculo permaneça sentado no seu lugar, e aguarde por indicações do pessoal que está a prestar apoio aos eventos.

A organização adverte que a programação pode sofrer alterações, devido às medidas de contingência do COVID-19.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.