A aldeia de Fontes vai acolher no domingo, às 10:00, mais uma iniciativa dos Jogos Tradicionais de Abrantes, um projecto que visa reunir pessoas de diferentes gerações através da prática e experimentação de jogos tradicionais.

Organizadas pelo município de Abrantes, que disponibiliza aos participantes um kit com 10 jogos (malha de madeira; andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tracção à corda; compostela), as actividades têm periodicidade semanal, percorrendo as várias freguesias do concelho, e contam com o apoio técnico dos colaboradores municipais e a parceria das 13 juntas de freguesia.

“Tanto no passado como actualmente, os jogos tradicionais apresentam-se como momentos insubstituíveis de convívio, coesão social e inserção do indivíduo na comunidade, permitindo a identificação com a cultura local”, refere a autarquia em nota de imprensa, destacando ainda que o programa é dirigido a toda a população.

Leia também...

A Arte do Bunho em Santarém candidata a PCI? Porque não…

Está em fase adiantada de elaboração a candidatura da arte do bunho em Santarém a Património Cultural Imaterial (PCI), numa iniciativa liderada pelo Dr.…

“Quando falamos da Ribeira falamos de amor”

O livro “Santa Iria /Ribeira de Santarém /Meu Amor Primeiro”, da autoria de Ofélia Maia, foi apresentado, ao final da tarde, no Convento de…

Município de Abrantes disponibiliza meio milhão de euros para apoio a colectividades

A Câmara Municipal de Abrantes vai disponibilizar mais de 500 mil euros para o apoio a actividades culturais, sociais, de juventude e desportivas. Em…

Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com…