A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, realizou ontem, dia 26 de Junho, a cerimónia de entrega dos troféus às escolas vencedoras do projecto “Lezíria Escola Eficiente”, que teve lugar no auditório da Quinta das Pratas, no Cartaxo.
As escolas vencedoras do projecto, com a melhor classificação combinando “Desafios Escolares” e “Redução de Consumo de Energia Eléctrica”, foram o Centro Escolar do Sacapeito, Santarém; EB/JI São Domingos, Santarém; e Centro Escolar de Alcoentre, Azambuja, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Na cerimónia de entrega dos troféus foram ainda dadas a conhecer as maquetes que resultaram dos “Desafios Escolares”, lançados no âmbito do projecto. Os alunos desenvolveram vários trabalhos, tais como “Quiz de energia”, “A viagem do tomate – da semente à polpa”, “Jogo da poupança” e “Pegada energética”, sendo apoiados pelas componentes de software didáctico BeWatt, por um sistema de monitorização de consumo de energia eléctrica instalado nas escolas e por uma orientadora responsável pela dinamização do projecto. De lembrar que as equipas vencedoras dos “Desafios” foram também premiadas com um dia de actividades ao ar livre no My Camp, Cartaxo, no passado dia 19 de Junho. Nesta vertente do projecto, os vencedores foram:
1º/2º Ano:
1º Lugar – Núcleo Escolar da Lamarosa (Coruche), Turma 1.º/2.º ano;
2º Lugar – Centro Escolar de Salvaterra de Magos, Turma 2º E;
3º/4º Ano:
1º Lugar – Núcleo Escolar da Lamarosa (Coruche), Turma 3º/4º Ano;
2º Lugar – Centro Escolar Professor Abel Avelino (Alpiarça), Turma 4.º A.
No projecto “Lezíria Escola Eficiente” estiveram envolvidas 23 escolas da Lezíria do Tejo, num total de 1850 alunos e 108 professores. Os resultados obtidos atestaram uma comunidade escolar (e familiar) mais informada sobre a temática da eficiência energética, uma redução de consumo de energia eléctrica na ordem dos 35 mil KWh, quatro por cento face ao ano anterior, e uma redução de despesa de energia elétrica de 21 mil euros.
A CIMLT foi a entidade promotora do projecto “Lezíria Escola Eficiente”, financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no âmbito do programa PPEC 2017-18 (Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica).