A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém estão a promover esta sexta-feira, 3 de Junho, as VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias. A iniciativa prolonga-se até às 18:00, terminando com uma visita guiada à Capela Dourada e à Igreja de Jesus Cristo.

Reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias é o propósito desta iniciativa que decorre na Igreja da Misericórdia, em Santarém, e que retoma a sua realização, depois de dois anos de interregno.

As Jornadas pretendem “aprofundar as boas práticas para a protecção e conservação deste património”. Outro dos propósitos é o de debater “os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias pode representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas”.

“Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”, refere a UMP.

As misericórdias têm 82 espaços museológicos, incluindo museus, casas-museu, núcleos, centros interpretativos, centros de memória ou colecções visitáveis.

Leia também...

Teatro Virgínia recebe concerto dos Expensive Soul

A banda Expensive Soul sobe ao palco do Teatro Virgínia, no próximo…

“Festa do Torricado” está de volta a Azambuja de 02 a 04 de Novembro

A Vila de Azambuja vai continuar a atrair a atenção gastronómica da…

“O Património do concelho só pode ser mais cuidado quando houver uma política cuidadora no seu todo”

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira,…

Projecto vai requalificar igrejas e torre templária em Ferreira do Zêzere

As igrejas de Bêco, Dornes e Areias, no concelho de Ferreira do…