A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém estão a promover esta sexta-feira, 3 de Junho, as VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias. A iniciativa prolonga-se até às 18:00, terminando com uma visita guiada à Capela Dourada e à Igreja de Jesus Cristo.

Reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias é o propósito desta iniciativa que decorre na Igreja da Misericórdia, em Santarém, e que retoma a sua realização, depois de dois anos de interregno.

As Jornadas pretendem “aprofundar as boas práticas para a protecção e conservação deste património”. Outro dos propósitos é o de debater “os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias pode representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas”.

“Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”, refere a UMP.

As misericórdias têm 82 espaços museológicos, incluindo museus, casas-museu, núcleos, centros interpretativos, centros de memória ou colecções visitáveis.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.