A Câmara Municipal de Coruche decidiu, na reunião de executivo, de 1 de Abril, cancelar diversos eventos culturais e desportivos, entre eles a FICOR e os Sabores do Touro Bravo, que se iriam realizar no concelho até ao final de Junho devido à situação excepcional da pandemia covid-19.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Coruche justifica a decisão pela situação excepcional que se vive para travar a proliferação de casos de contágio de covid-19.
Os eventos que estavam agendados e deixam de se realizar são município tinha agendado as comemorações oficiais do 25 de Abril e actividades culturais associadas (exposição, concerto, fogo-de-artifício), Sabores do Toiro Bravo (30 de Abril a 3 de Maio) e Exposição de Clássicos (2 e 3 de Maio), FICOR – Feira Internacional da Cortiça (28 a 31 de Maio), Torneio de Natação do Sorraia (19 de Abril), Torneio de Futebol de Veteranos (9 e 16 de Maio), Corrida das Pontes (31 de Maio), 24H BTT CCH (20 e 21 de Junho) e o Encontro de Selecções de Pesca Portugal x França (25 a 28 de Junho).
O Município, depois de prolongado o decreto de Estado de Emergência, adoptou ainda medidas excepcionais e temporárias de resposta à epidemia, por forma a contribuir para a contenção deste problema de saúde pública.
O presidente da Câmara Municipal de Coruche Francisco Oliveira, sublinha: “é prudente, face ao panorama actual de incerteza relativamente à evolução da pandemia, cancelar as actividades mais relevantes previstas até meados deste ano, uma vez que não estão garantidas as condições de segurança sanitárias, para além de que o nosso foco, neste momento, é combater esta pandemia. Contudo, iremos reavaliar a programação cultural e desportiva e caso seja possível reagendaremos algumas das actividades, caso haja disponibilidade de calendário”.