O Museu Diocesano de Santarém acolhe, no próximo sábado e domingo, dias 19 e 20 de Outubro, a sua V Mostra de Doces Conventuais. Trata-se de um evento que integra habitualmente a programação cultural do Museu e que se enquadra na sua missão de “aproximação a todos os públicos”.

Segundo uma nota da organização, este evento decorre no Refeitório Jesuíta e Pátio da Cisterna. Para além do objectivo de dar a conhecer doces, licores, e outros produtos, esta mostra visa ainda “trazer ao contacto directo com as comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios”.

Integram o programa, “Vida e Artes do Claustro”, um momento de testemunho e diálogo com as comunidades monásticas presentes, visita temática “Viagem no Tempo”, apresentação da Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pela Confraria de Gastronomia do Ribatejo e momentos de animação musical, onde se destaca o concerto de Harpa. A entrada na Mostra é livre.

Leia também...

Reeditadas obras percursoras do trabalho de Veríssimo Serrão

Duas obras do historiador Joaquim Veríssimo Serrão (falecido em 2020) acabam de ser publicadas em segunda edição. Os livros em causa, “Ensaio histórico sobre…

Programação de verão anima Santarém com dezenas de eventos

A programação cultural de verão em Santarém arranca no sábado à noite, no Largo do Seminário, com o festival de folclore “Da aldeia à…

Teatro O Bando leva “Futebol” a Ourém

“Futebol”, espetáculo dos teatros O Bando e de Montemuro, a partir do livro “História natural do futebol”, de Álvaro Magalhães, é apresentada no dia…

Tomar passa à final nas 7 Maravilhas à Mesa

Uma demonstração de esgrima histórica por cavaleiros templários abriu a noite e Carolina Deslandes foi a artista convidada da sexta Gala das 7 Maravilhas…