O Museu Diocesano de Santarém acolhe, no próximo sábado e domingo, dias 19 e 20 de Outubro, a sua V Mostra de Doces Conventuais. Trata-se de um evento que integra habitualmente a programação cultural do Museu e que se enquadra na sua missão de “aproximação a todos os públicos”.

Segundo uma nota da organização, este evento decorre no Refeitório Jesuíta e Pátio da Cisterna. Para além do objectivo de dar a conhecer doces, licores, e outros produtos, esta mostra visa ainda “trazer ao contacto directo com as comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios”.

Integram o programa, “Vida e Artes do Claustro”, um momento de testemunho e diálogo com as comunidades monásticas presentes, visita temática “Viagem no Tempo”, apresentação da Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pela Confraria de Gastronomia do Ribatejo e momentos de animação musical, onde se destaca o concerto de Harpa. A entrada na Mostra é livre.

Leia também...

Catedral e Museu Diocesano são bom exemplo de práticas de conservação

A directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, destaca as boas práticas de conservação da Catedral e Museu Diocesano…

Fernando Mendes apresenta “Insónia” no Cineteatro S. João

O Cineteatro S. João recebe no próximo dia 7 de Março, pelas 21h30, o teatro “Insónia”, uma peça que brinca com coisas sérias com…

Aurélio Lopes desenvolve estudo sobre Maria, percurso histórico-mítico e ascensão doutrinária e cultual

O antropólogo Aurélio Lopes prossegue a sua investigação em torno da figura de Maria no seio da Igreja Cristã, a partir da qual reflecte…

Impacto visual da intervenção no Aqueduto dos Pegões resultou de imposições à obra – autarquia

O “impacto visual” da intervenção em quatro pilares do Aqueduto dos Pegões, em Tomar, foi criticado pelo PSD local devido ao uso de betão…