O Nós, Cidadãos! reclamou esta quarta-feira, 4 de Setembro, junto do tribunal de Santarém da decisão de rejeição da lista de candidatos do partido às eleições legislativas de 6 de Outubro pelo círculo eleitoral de Santarém, disse a sua mandatária à Lusa.

Cristina Barradas, que também encabeça a lista de candidatos do NC por Santarém, disse à Lusa não conseguir perceber “qual a motivação do Tribunal de Santarém, uma vez que não há fundamentação legal” para a rejeição da candidatura.

A semana passada, o despacho da juíza Margarida Alfaiate, que apreciou a regularidade dos 19 processos de candidatura que deram entrada no Tribunal de Santarém, deu um prazo de dois dias para as candidaturas suprirem as irregularidades detectadas, tendo o NC sido notificado da violação da lei da paridade por apresentar, entre os candidatos efectivos, um número de mulheres inferior aos 40% e por não existir nenhum homem entre os suplentes.

O despacho determinava que a nova lista a apresentar deveria conter, “pelo menos, uma representação mínima de 40% de cada um dos sexos, quer no que respeita aos candidatos efectivos, quer aos candidatos suplentes”, advertindo que a não supressão da irregularidade ditaria a “rejeição de toda a lista”.

Advogada há 17 anos, Cristina Barradas disse ser a terceira vez em que, além de mandatária, é cabeça de lista de uma candidatura, e que sempre ordenou as listas “de acordo com a lei da paridade, nunca colocando mais de dois candidatos do mesmo sexo seguidos”, salientando que, no total, a lista por Santarém apresenta seis mulheres e cinco homens sem que surjam mais do que duas pessoas do mesmo sexo seguidas.

“Portanto, não há violação da lei da paridade. Ainda que houvesse, a lei diz que a candidatura não pode ser rejeitada. Por isso não entendo e estou muito surpreendida com a decisão”, afirmou, salientando que já foi enviada a reclamação para o tribunal.

“Caso não seja dado provimento, iremos recorrer até à última instância”, frisou.

Um total de 19 partidos entregaram listas de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Santarém, que elege nove dos 230 deputados da Assembleia da República.

Nas eleições de Outubro de 2015, a coligação PPD-PSD/CDS-PP foi a mais votada, com 35,8% dos votos, elegendo quatro dos nove deputados. O PS obteve 33% dos votos e elegeu três deputados, tendo os restantes dois sido eleitos pelo BE (10,8%) e pela CDU (9,6%).

Leia também...

Governo vai declarar situação de alerta a partir de sexta-feira

O Governo vai declarar a situação de alerta a partir de sexta-feira devido ao risco elevado de incêndio florestal para os próximos dias, anunciou…

Alcanena aprovou contas de 2019 com dívida a descer para 6,4 milhões de euros

Os órgãos municipais de Alcanena aprovaram as contas de 2019, que apresentam uma dívida total de 6,4 milhões de euros, menos 70% do que…

Homem detido por tráfico de droga

Os militares da GNR do Posto Territorial de Tramagal, concelho de Abrantes, detiveram um homem de 24 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes,…

Abatimento de piso no Centro Histórico

Os Bombeiros Municipais de Santarém procederam ao início da manhã desta sexta-feira, 1 de Fevereiro, ao isolamento de um abatimento de piso na Travessa…