Os novos órgãos sociais da Associação Comercial, Empresarial e Serviços dos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo e Chamusca (ACES) tomaram posse esta segunda-feira, dia 14 de Fevereiro.

Continuar a dinamizar o comércio tradicional e aproveitar os apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para incrementar ainda mais medidas de desenvolvimento e desenvolver trabalho em proximidade com os municípios são algumas das muitas ideias que a nova direcção da associação quer por em prática neste mandato.

David Dias, empresário, é o novo presidente da direcção e tem a seu lado Tiago Lopes (vice-presidente) e Nuno Graça (tesoureiro). Sancho Mesquita é o secretário da direcção enquanto os vogais são Gonçalo Beirante, André Vicente e Ana Filipa Silva. O presidente do conselho fiscal é André Durão e os vogais são Hélder Domingos e Ana Rita Camoez. O presidente da assembleia-geral é João Antero que tem como vice-presidente António Braga e os secretários Vanda Cordeiro e Ricardo Dias.

O presidente cessante, Hugo Pedrosa, elogiou o trabalho do novo presidente David Dias e disse abandonar cargo com o sentimento de “dever cumprido”.

“Saio de alma tranquila porque sei que a nova direcção é muito criativa e tem muita vontade de fazer mexer o centro histórico de Santarém e o comércio tradicional dos restantes concelhos que integram esta associação”, sublinhou.

Hugo Pedrosa recorda que quando tomou posse como presidente da ACES, em 2015, a associação estava em risco de fechar portas. A prioridade foi por as contas em dia e a criar iniciativas com dinamismo para levar pessoas aos centros históricos e a comprarem no comércio tradicional. Hugo Pedrosa refere que o objectivo tem sido cumprido e que agora, com a nova equipa, estão reunidas todas as condições para que a dinâmica continue a ser implementada.

Os novos órgãos sociais foram eleitos para o triénio 2022/2024. Na tomada de posse estiveram, além de vários comerciantes, os vereadores da Câmara de Santarém, Inês Barroso, João Leite, Nuno Domingos e Nuno Russo e o vereador da Câmara de Alpiarça, Jorge Freitas.

A Associação Comercial Santarém foi fundada em 1875, por Alexandre Marques Sampaio, tendo como objectivo “prestar um efectivo apoio aos seus associados, defendendo os seus interesses junto do consumidor e dos parceiros institucionais que, ao longo dos anos, vão mantendo relações com esta região”.

A ACES apresenta-se assim como uma associação sem fins lucrativos, com o objectivo de “defender e representar os interesses e direitos de todos os comerciantes, contribuir para o desenvolvimento harmonioso da economia da região e do comércio em particular”.

Leia também...

Tribunal condena empresa da Chamusca por despedimento de grávida

O Tribunal de Santarém condenou uma empresa situada na Carregueira, Chamusca, por ter despedido, em Novembro de 2017, uma trabalhadora grávida que se encontrava…

IP termina obra de estabilização na Encosta das Quebradas em Santarém

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu por finalizados os trabalhos de estabilização do talude localizado na denominada Encosta das Quebradas, entre os quilómetros 72,2…

Categoria “Hotel e Creche para Animais” lidera a procura de serviços no distrito durante o Verão

Plataforma que ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um serviço, e os profissionais a angariar mais clientes regista uma alteração…

Jovens agricultores podem candidatar-se até Setembro a ajudas no valor global de 2 ME

Os jovens agricultores do continente podem candidatar-se até 08 de Setembro a prémios à instalação, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020,…