A sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo volta a ser, às sextas à noite, sempre às 22h00, território para o cinema de qualidade. Novembro começou com o belíssimo Cold War do vencedor do prémio Melhor Realizador do Festival de Cannes 2018.

Até ao final do mês, Robert Mapplethorpe, Ingmar Bergman e Vivian Maier, vão ocupar o écran de cinema do CCC – três génios da imagem, para três sextas-feiras de cinema inesquecível.

MAPPLETHORPE

De Fenton Bailey e Randy Barbato

Documentário | 108 min. | 2016 | M/16

O primeiro filme que retrata o controverso artista americano Robert Mapplethorpe. A única coisa mais ultrajante que as fotografias de Robert Mapplethorpe foi a sua vida. Este é o retrato único de um artista que transformou a fotografia com a sua visão ousada e que criou uma guerra cultural que dura até hoje.

Festival de Berlim

SARABAND

De Ingmar Bergman

Drama | 107 min. | 2003 | M/12

Depois de Cenas da Vida Conjugal, Ingmar Bergman volta a rencontrar as personagens que Liv Ullmann e Erland Josephson então personificaram (a que se juntam também Borje Ahlstedt e Julia Dufvenius), num filme que descreve como “um concerto para uma orquestra sinfónica, com quatro solistas”. Trinta anos passaram desde que Marianne e Johan se separaram. Mas quando Marianne sente que ele precisa dela, decide visitá-lo na velha casa de campo onde vive. Apesar de todos estes anos sem se verem, entre os dois a cumplicidade não esmoreceu. Marianne conhece o filho de Johan, Henrik, e a filha deste, Karin. E muito rapidamente compreende que Henrik tem um amor possessivo pela filha e que Johan só sente ódio e desprezo pelo filho. Poderá a presença de Marianne trazer um pouco de serenidade a esta família atormentada?

 

SVT FIKTION 2003 / Director Ingmar Bergman

À PROCURA DE VIVIAN MAIER

De John Maloof, Charlie Siskel

Documentário | 83 min. | 2013 | M/12

Um extraordinário documentário sobre Vivian Maier, uma misteriosa mulher, que tomava conta de crianças e que, sem que ninguém soubesse, tirou mais de 100 mil fotografias, retratando a América. O tesouro foi encontrado no apartamento em que viveu e ao ser descoberto revelou uma das mais talentosas fotógrafas de rua do século XX. Através das suas fotografias, entrevistas com pessoas que a conheceram e filmes, o documentário revela os mistérios por trás da sua vida e arte.

Festival de Berlim

Óscares – Nomeado ao Óscar de Melhor Documentário

BILHETES | 3 EUROS

INFO | ccultural@cm-cartaxo.pt<mailto:ccultural@cm-cartaxo.pt> | 243 701 600

[4.ª e 5.ª das 15h00 às 20h00, 6.ª e sábado das 15h00 às 22h00. Em caso de eventos agendados ao domingo, a bilheteira funciona das 15h00 às 19h00.]

Leia também...

Portas e Janelas em exposição no Centro Histórico de Santarém

‘Portas e janelas da minha cidade” é o tema da exposição de fotografia ‘Caminho das Artes’, patente no centro histórico de Santarém, no âmbito…

Cidade Digital chega ao Convento de Cristo em Tomar

O Centro Cultural de Belém (CCB) continua a levar a sua oferta cultural a todo o país, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do…

Companhia teatral Veto apresenta “Obrigado Bernardo Santarém de Portugal”

O Veto Teatro Oficina apresenta sábado, 10 de Outubro, no Teatro Taborda, do Círculo Cultural Scalabitano (CCS), em Santarém, numa sessão única, a peça…

VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

A associação Confraria Ibérica do Tejo no âmbito da sua actividade cultural, vai realizar o VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Uma peregrinação…