Marquem nos calendários: a partir de setembro de 2023, Portugal irá disputar o Mundial de Rugby, em França.

A estreia de Portugal será contra a poderosa Seleção do País de Gales, no dia 16 de setembro de 2023, país que ocupa neste momento o 7º lugar do ranking mundial que é liderado por outra seleção europeia, a Irlanda.

Aliás, neste momento, nos 5 primeiros lugares do ranking mundial temos 3 seleções europeias, situação pouco comum ao longo dos últimos anos perante a demonstração de poderio da Nova Zelândia, África do Sul e Austrália, países já com mundiais conquistados e que somam um total de 8 títulos em 9. O único país fora deste dominador trio do rugby mundial, que conquistou um mundial, foi a Inglaterra já no longínquo ano de 2003.

Portugal chega a este mundial pela segunda vez na sua História, regressando a França onde se disputou o famoso mundial de 2007 e onde a então geração de Lobos, nome pelo qual ficaram conhecidos os nossos jogadores desde 2001/2002, tanto deram nas vistas: pelo feito então alcançado, pela garra posta em campo e por uma incansável e constante demonstração de amor a Portugal.

Tal como nesse apuramento, então jogado a duas mãos contra o Uruguai, a Jornada do Dubai voltou a ter todo um dramatismo que fará com que aquele jogo contra os Estados Unidos da América fique gravado como o maior empate da História do Rugby nacional (16-16).

O pontapé aos postes do Samuel Marques, na derradeira jogada do encontro, permitiu o merecido encontro de todo aquele Grupo de Trabalho com a glória, bem como de todos os jogadores que ao longo destes 3 anos deram o seu contributo para este apuramento, a par da sua Equipa Técnica e todo o Staff que envolve uma Seleção.

Na edição de 19 de novembro de 2021( https://correiodoribatejo.pt/fernando-santos-e-patrice-lagisquet-realidades-distintas-por-ricardo-segurado/ ) escrevi neste jornal sobre Futebol e Rugby.

Um ano depois, e conhecendo o Selecionador Nacional de Rugby, Staff e jogadores que integram a Seleção Nacional, o orgulho naqueles rapazes é total. E assim seria mesmo que, por infortúnio e imerecidamente, não tivessem atingido este grande objetivo.

A nossa Seleção é um misto de profissionalismo e amadorismo. De atletas profissionais a jogar no estrangeiro, fundamentalmente em França, com atletas a jogar nos Clubes Nacionais e que trabalham. É por isso comum vê-los a trabalhar ao computador num lounge de um aeroporto, numa sala de hotel. E a organizar a sua vida profissional entre consultas e reuniões com as sessões de treino. Esta demonstração de amor ao Rugby, que evidenciam constantemente, nos Clubes, na Seleção, bem como nos Lusitanos, a Franquia Nacional, deve e merece ser nacionalmente reconhecida.

Os jogadores de Rugby são especiais. A forma como recebem e sentem a camisola que vão envergar num jogo, entregues em cerimónias de Equipa, entre palmas e nervosismo, em que muitos beijam a camisola e encostam-na ao peito, outro beijam e olham o céu ou apenas a recebem e rezam, é um dos momentos mais fantásticos que se pode viver numa Equipa de Rugby. Aqueles momentos, carregado de misticismo, de foco e concentração, marcam-me ao longo destes meses em que tenho tido a honra de estar como Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Rugby. Ver o respeito com que recebem uma camisola que representa o país e a forma como a tratam, é de facto um momento que me acompanhará para sempre.

Porque, naquele momento, o seu Amor ao Rugby é todo evidenciado com uma clara assunção do papel de Guardiões de uma Camisola Nacional.

Com o respeito que a mesma merece.

Obrigado, Lobos de 2007!

Obrigado e força, Lobos de 2023!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.