O Museu Diocesano de Santarém (MDS) promove, hoje à noite, uma observação astronómica, uma das três iniciativas que assinalam, este mês, o seu sexto aniversário.

A iniciativa Contemplar o Céu, que decorre a partir das 21:00 de hoje, com as portas do museu a abrirem às 20:00, terá, até às 24:00, sessões de 40 minutos, com número limitado de participantes, a realizarem-se no pátio interior e na torre medieval, onde em tempos existiu um observatório astronómico.

A sessão, a segunda promovida pelo MDS, é acompanhada de uma vídeo-projecção de software de astronomia e visita guiada ao céu, onde “serão observados diferentes tipos de objectos celestes: planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e ainda identificados satélites artificiais”, afirma uma nota do museu.

O acesso à actividade é realizado através da bilhética do museu que, durante a noite, estará também visitável, sendo obrigatório o uso de máscara, distanciamento social e desinfecção das mãos, acrescenta.

No próximo dia 12, data em que se assinala a criação do MDS, a editora Triciclo promove uma oficina criativa de figuras articuladas, dedicada a um público infantil, mas aberta a todas as idades, “fornecendo instrumentos para (re)aprender a brincar”.

“Através do universo das inúmeras personagens que se encontram representadas nas peças em exposição, e do amplo imaginário, cada participante criará, em materiais diversos, a sua figura articulada”, afirma a nota.

A inscrição na oficina inclui visita ao museu e materiais.

O concerto de aniversário do MDS vai acontecer no dia 20, às 16:00, com o grupo AVE – Aeternum Vocal Ensemble, na Catedral de Santarém, sendo o acesso livre, mas com lugares limitados, pelo que o museu recomenda reserva prévia.

Em todos os eventos será obrigatório o uso de máscara, respeito do distanciamento social, desinfecção das mãos e restantes medidas de prevenção da covid-19 determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

1 comentário

Os comentários estão fechados.

Leia também...

Bordados da Glória do Ribatejo já são Património Cultural Imaterial

 Os bordados da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, foram inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo um anúncio publicado…

Fundação Luiza Andaluz acolhe lançamento de livro com textos escritos pela fundadora da congregação

No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em parceria com a…

Fadista Rodrigo Costa Félix apresenta novo álbum nas Festas de S. José

O novo álbum do fadista Rodrigo Costa Félix, “Tempo”, que o apontou como “mais intimista”, é editado em Março, com apresentação ao vivo em…

FÓS regressa a Santarém com programação eclética e novos cruzamentos artísticos

Foi apresentada a programação oficial do Festival de Órgão de Santarém (FÓS), que decorrerá entre os dias 14 e 30 de Novembro, em vários…