A exposição itinerante do Museu Nacional do Traje “Do Romantismo à Modernidade: a Moda em Portugal de 1850 a 1950” está patente até 27 de  Março de 2026 no auditório cultural dos Paços do Concelho de Ourém.

A mostra “apresenta um percurso de 100 anos de moda, onde os trajes, o gosto estético e a inovação têxtil refletem as mudanças sociais, económicas, culturais e artísticas de uma Europa em constante transformação, onde o vestuário transcende o corpo para se transformar numa poderosa manifestação de identidade, poder e criatividade”, anunciou o município.

A iniciativa surge no âmbito das comemorações dos 115 anos da implantação da República em Portugal e dos 70 anos da morte de Artur de Oliveira Santos, antigo administrador do concelho de Vila Nova de Ourém.

Leia também...

Festival de Órgão de Santarém e Universidade de Coimbra firmam acordo de colaboração

No passado dia 1 de Dezembro, foi assinado o Acordo de Colaboração entre o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra,…

Carlos Marçal homenageado pelo Círculo Cultural Scalabitano

O Círculo Cultural Scalabitano comemorou o 67º aniversário, no passado dia 30 de Novembro, assinalando a efeméride com uma gala onde foi prestado um…

Festas de S. José com redução de materiais descartáveis

A organização das Festas de São José, que decorrem de sexta a terça-feira, feriado municipal, em Santarém, quer reduzir a pegada ecológica do evento…

Forcados Amadores do Cartaxo: Amor pela sua terra e respeito pelas tradições faz Grupo ser uma realidade

O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (GFAC) tem tido, ao longo da sua história, momentos altos e baixos. Graças a um grupo de…