A programação de verão em Santarém, que chegou a ser pensada num formato diferente devido à pandemia da covid-19, não se vai realizar este ano, uma vez que o concelho continua a registar casos de infecção pelo novo coronavírus.

A vice-presidente da Câmara de Santarém e responsável pelo pelouro da Cultura, Inês Barroso, disse à Lusa que o In.Santarém, festival de arte e cultura, que visa a dinamização do centro histórico da cidade com a realização de dezenas de eventos envolvendo agentes do concelho, ainda foi pensado “num conceito diferente”, com várias acções a decorrer em seis sextas-feiras, em horários diferentes e de forma a dispersar o público.

Contudo, o facto de ser raro o dia em que não se registam novos casos da covid-19 no concelho levou a que se optasse por não promover eventos que proporcionem a aglomeração de pessoas, mesmo assegurando o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde, disse.

Afirmando que a decisão “não foi fácil”, Inês Barroso confessou que esta paragem “entristece” pela atractividade turística que a programação, iniciada em 2015, representa já para o concelho e pela importância que assume para os agentes culturais locais.

“Primeiro que tudo está a segurança. É preciso que as pessoas percebam que mais vale uma vida que uma festa”, disse.

O programador João Aidos, responsável pelo programa Santarém Cultura, que, em 2019, passou a integrar o In.Santarém, disse compreender os motivos que levaram ao cancelamento, frisando a “adaptação muito grande” imposta pela pandemia.

Parada desde Março, a programação cultural do concelho tem de ser reprogramada, tendo sido positivo o teste realizado em Junho no Teatro Sá da Bandeira, no âmbito da iniciativa nacional “Regresso ao Futuro”, disse.

Por outro lado, tudo está a ser feito para que os dois grandes eventos programados para este ano, a celebração do centenário do nascimento do dramaturgo escalabitano Bernardo Santareno e dos 500 anos de Pedro Álvares Cabral, possam acontecer, estando o primeiro agendado para o período entre 19 de Setembro e 19 de Novembro e o segundo para o início de Setembro, disse a vereadora.

Contudo, Inês Barroso avisou que só mais perto das datas haverá segurança para o seu anúncio formal.

João Aidos afirmou que a programação futura poderá passar por espectáculos mais pequenos, com percursos pela cidade, levando à descoberta do centro histórico.

“Em vez de um espectáculo com 500 pessoas, a tendência será para 10 espectáculos com 50 pessoas”, disse.

Lamentando o fim do programa “Cultura para Todos”, cujos fundos foram redireccionados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro para cobrir custos assumidos pelos municípios com a pandemia, o gestor e programador, que estava igualmente a trabalhar a programação para o Médio Tejo, tem alguma esperança nos programas em rede.

“Vamos trabalhar muito a ideia de ‘marketing’ territorial”, disse, dando o exemplo dos espectáculos de dança e música no património, na sua maioria ao ar livre.

Frisando que o “tecido cultural está devastado”, João Aidos sublinhou a importância de se olhar para áreas como as artes performativas, que, pela qualidade do seu trabalho, sobreviviam sem recorrer a apoios da Direção-Geral das Artes e que, “de repente, ficaram sem nada”.

Por outro lado, salientou a importância de não se perder o trabalho de fidelização de públicos, que, no caso de Santarém, envolvia “imensos projectos” nos vários ciclos de ensino e em lares e que terão agora de ser adaptados às novas regras.

Leia também...
Foto de arquivo

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial

A tiragem da cortiça no concelho de Coruche foi inscrita no Inventário…

Casa dos Beirões organiza Noite de Fados em Santarém

A ACBR – Associação Casa dos Beirões no Ribatejo vai organizar uma…

Tauromaquia em protesto por exclusão do plano de desconfinamento

Um protesto convocado pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai decorrer em…

Passagem de ano com Virgul, Iran Costa e Dj African Groove em Santarém

O Jardim da Liberdade vai ser palco da festa de passagem de…