Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, pediu a intervenção do ministro da Economia e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para evitar o fecho da empresa Fleximol – Suspensões para Veículos, SA, que entrou no mês de julho em processo de insolvência.

Em comunicado, o Município do Cartaxo dá conta da preocupação do autarca que pediu o agendamento de uma reunião e visita ao local ao ministro Pedro Siza Vieira e Ana Mendes Godinho, com representantes da CGTP, da empresa e dos trabalhadores, porque segundo o autarca o fecho daquela empresa com cerca de 100 trabalhadores “terá efeitos devastadores na nossa economia local e numa população já fragilizada e afectada com a situação de pandemia que vivemos, sem fim à vista”.

Não é a primeira vez que a empresa, situada na Zona Industrial do Cartaxo, em Vila Chã de Ourique, enfrenta dificuldades graves. No final de Junho de 2019, alguns dias depois de ter visitado a empresa, Pedro Magalhães Ribeiro promoveu uma reunião entre a administração e investidores potenciais interessados na aquisição desta.

A situação desta empresa de suspensões de folha de mola e braçadeiras para veículos comerciais, que exporta cerca de 90% da sua produção, agravou-se e, no presente mês, entrou em processo de insolvência.

Para o autarca, a relevância desta empresa, “que emprega 96 trabalhadores, é indiscutível, no panorama nacional e local. O seu encerramento terá repercussões na economia local, mas os problemas sociais associados também me preocupam. São famílias inteiras que, num período já difícil, em que as consequências da pandemia da doença COVID-19 se fazem sentir em muitos níveis, se vêem agora na perspectiva de perder o seu emprego e o seu sustento”, adiantando que já contactou com a administradora da empresa, Inês Carmona, que o “informou que existe a convicção de que a empresa possa continuar a laborar através de um plano de recuperação para o efeito”.

“Pretendemos que sejam avaliadas todas as hipóteses”, diz Pedro Magalhães Ribeiro, que gostaria “de ver recuperada esta empresa essencial para a nossa economia e minimizados os efeitos que um encerramento assim abrupto traz ao Cartaxo e à nossa população”.

A Fleximol, com sede na Zona Industrial do Cartaxo, em Vila Chã de Ourique, abriu portas em 1991. Fornece os fabricantes de camiões mais reputados na Europa, sendo ainda fornecedor exclusivo para as linhas de montagem em Portugal, da Mitsubishi e Toyota.

Leia também...

Perito defende que lítio não vai ser a solução mas sim o hidrogénio verde

Para o ex-governante e professor universitário Joaquim Poças Martins, “o lítio não vai ser a solução” para o armazenamento de energia, essencial para a…

Seminário Anual da Fileira da Cortiça na Feira Nacional de Agricultura

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica vai realizar, no próximo dia 5 de Junho na Feira Nacional de Agricultura, na sala Scalabis, o…

Câmara de Tomar assume obras de conservação da Capela de Santa Iria

A Câmara Municipal de Tomar assumiu a manutenção e conservação da Capela de Santa Iria, sendo que os trabalhos visam a revisão da cobertura.…

Ribatejo estreita relações comerciais com os Estados Unidos da América

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 13 de Maio, o Roadshow virtual USA/Portugal, onde estiveram presentes 70 empresários…