A Monumental “Celestino Graça” abre as suas portas este fim-de-semana para acolher duas excelentes corridas, as quais foram sendo sucessivamente adiadas devido à pandemia da Covid-19. Felizmente a situação pandémica melhorou, estando nós agora a viver uma fase de desconfinamento a caminho da normalidade, embora, como manda a prudência, não devamos baixar armas antes do tempo certo.

A Associação “Praça Maior”, gestora do tauródromo escalabitano, entendeu, em concordância com os toureiros contratados para as anteriores datas, manter os mesmos cartéis, porém, quis o destino que dois dos cavaleiros anunciados tivessem de ser substituídos – António Ribeiro Telles, que sofreu uma violenta colhida em Reguengos de Monsaraz, no passado dia 15 de Agosto, e agora João Moura Júnior, que resultou lesionado numa perna e numa vista durante um treino. Para substituir o marialva da Torrinha vem outro toureiro da mesma “escola”, João Ribeiro Telles, que, assim, repete a sua presença nas duas corridas desta Feira Taurina de Outono, e para substituir o jovem marialva de Monforte vem seu pai, o consagrado João Moura, que ainda recentemente triunfou categoricamente no Campo Pequeno, tendo sido sacado em ombros no final da corrida.

Assim, João Ribeiro Telles, que tem somado por triunfos as suas anteriores actuações, vai enfrentar-se num dia com João Moura, expressão do novo toureio a cavalo, e com seu primo Francisco Palha, um dos mais valorosos cavaleiros da actualidade.

Para além destes cavaleiros há considerar a presença de um dos melhores matadores da actualidade – Julián Lopéz “El Juli” – que oferece uma garantia de entrega e de empenho excepcional, a par da sua inestimável valia técnica e artística. Uma Figura!

A tradição escalabitana na arte de pegar toiros está bem representada na participação do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, nas duas corridas, sendo que na corrida de domingo repartirá cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Évora.

No aspecto ganadeiro a aposta é também muito forte. No sábado serão lidados toiros de António Silva por João Moura e por João Ribeiro Telles, e no domingo serão lidados toiros de Veiga Teixeira pelos cavaleiros João Ribeiro Telles e por Francisco Palha, e “El Juli” lidará toiros de Garcigrande.

Os dados estão lançados para duas grandes corridas de toiros.

Ludgero Mendes

Leia também...

“A luta pelo nosso projecto cultural será cada vez mais acérrima”

A pandemia veio expor fragilidades e desigualdades no sector das artes e da cultura, mas trouxe também uma oportunidade única e derradeira para a…

A tradição popular do Minho ao Algarve em noite de Festival de Folclore em Alcanhões

O Rancho Folclórico de Alcanhões promoveu a trigésima quinta edição do seu Festival Nacional de Folclore na noite do passado sábado, dia 28 de…

Exposição “Terra de Sonhos” patente no Jardim da Liberdade em Santarém

A Exposição “Terra de Sonhos”, de Cristina García Rodero, vai estar patente de 4 de Maio a 10 de Junho, no Jardim da Liberdade,…

Seis concelhos do Médio Tejo recebem 20 actuações dos “Caminhos da Pedra” no fim-de-semana

O programa cultural em rede “Caminhos da Pedra” leva, de quinta-feira a domingo, duas dezenas de actuações a seis concelhos do Médio Tejo, depois…