O Santuário de Fátima tem 16 casos de colaboradores internos e externos infectados com covid-19.

De acordo com o comunicado da instituição religiosa católica, na sexta-feira o Santuário de Fátima foi informado de que um colaborador estava infectado, pelo que deu indicação de isolamento profilático a todas as pessoas que estiveram em contacto com esse colaborador e de testes a todos os colaboradores internos e aos membros do coro.

“No sábado foram realizados 244 testes, dos quais resultaram 16 casos positivos e 228 negativos”, lê-se no comunicado.

Os 16 casos confirmados de covid-19 “têm ligação ao caso inicial, integram o coro do Santuário e não estiveram em contacto directo com os peregrinos”, refere ainda a informação.

Mesmo pessoas em que o teste deu negativo, mas estiveram em contacto com infectados, foram dispensadas para fazer isolamento profilático.

Mais 70 testes serão realizados esta segunda-feira.

O Santuário de Fátima termina o comunicado a apelar aos colaboradores e peregrinos para que cumpram integralmente as “regras de distanciamento social, bem como o uso de máscara, sempre que estiverem em espaços fechados e com muita gente”.

Sobre os casos detectados de covid-19, refere que accionou de imediato o seu plano de contingência e que mantém um acompanhamento “rigoroso e permanente” da situação.

Devido à pandemia de covid-19, o Santuário de Fátima só abriu no fim do mês passado, tendo estado fechado mesmo em 13 de Maio, a principal peregrinação anual, que foi realizada em pleno estado de emergência sem peregrinos no recinto.

As cerimónias com a assistência de fiéis regressaram no dia 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional desde o início da pandemia foi em 12 e 13 de Junho.

Leia também...

Festival Bons Sons em números: “O maior Amor de sempre” levou 38 mil a Cem Soldos

“O nosso Amor de Verão”, como é apelidada a edição deste ano do festival Bons Sons pela organização, “foi memorável e terminou de coração…

Homem detido por ameaçar matar mulher com várias armas em Almeirim

Um homem de 61 anos foi detido pela prática do crime de violência doméstica, na terça-feira, em Almeirim, após alegadamente ter ameaçado de morte…

Águas de Santarém lança campanha de confiança na água da torneira

A actual administração da empresa Águas de Santarém quer reforçar a relação com os clientes e apostar em acções de sensibilização ambiental, de sustentabilidade…

Festas de Almeirim são local de encontro, confraternização e amizade

Uma festa de encontros e afectos, das colectividades, da família e dos nossos vizinhos, com muito convívio, fraternidade, abertura de espírito, alegria e partilha…