Este ano com o tema “A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II”, as Memórias da História permitem a todos os visitantes uma viagem no tempo, com uma recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 30 de Maio a 3 de Junho, o centro histórico da cidade de Torres Novas recua no tempo ao longo de cinco dias replectos de animação, num ambiente de festa, de cor e de sons da época. São esperados mais de 75 mil visitantes ao longo do evento.

Depois da descoberta do mundo e dos prodígios e maravilhas dos povos, nesta edição olha-se para o que é humano e já nada é estranho. Renascem saberes: físicos e cirurgiões percorrem o corpo e desvendam um outro mundo em que as desordens precisam, afinal, da mão humana. Mestre António, judeu de Torres Novas e cirurgião da corte em finais de quatrocentos, vem à vila mostrar as novidades da arte de sarar feridas e curar os males.

É este o cenário que a edição de 2018 desta feira de época que pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, actividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única. No recinto da feira, o visitante encontra inúmeros cenários e personagens. Percorrer a mouraria, universo de cores e de cheiros ímpares; empunhar espadas na praça d’armas; entrar no submundo dos enfermos e desvalidos no Postigo da Traição; conhecer outras histórias no Paço dos Robertos ou provar iguarias numa das muitas bodegas da feira são apenas algumas das vivências que este evento tem para oferecer.

O livre-trânsito para os 5 dias tem o custo de 7 euros e a pulseira diária cinco euros. Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos, inclusive.

Leia também...

Bombeiros de Almeirim apresentam exposição de coleccionismo

Os Bombeiros Voluntários de Almeirim inauguram no próximo dia 1 de Junho, uma exposição de coleccionismo no Quartel da corporação. A mostra de coleccionismo…

Teatro O Bando leva “Futebol” a Ourém

“Futebol”, espetáculo dos teatros O Bando e de Montemuro, a partir do livro “História natural do futebol”, de Álvaro Magalhães, é apresentada no dia…

Salvador Sobral une-se a Festival Solidário de Música em Santarém

O Teatro Sá da Bandeira de Santarém voltou a abrir as suas portas ao público, no dia 20 de Junho, para receber Salvador Sobral,…

VÍDEO | Conservatório de Música de Santarém regressa aos palcos no Dia Mundial da Dança

O Conservatório de Música de Santarém celebrou o Dia Mundial da Dança, no dia 29 de Abril, no Convento de São Francisco, com o…