A Área de Serviço leva ao palco do Centro Cultural do Cartaxo, um clássico intemporal de Charles Dickens – uma reflexão sobre o Natal, para desfrutar na tarde de domingo, dia 16 de Dezembro, às 16h00.

Criado pela genialidade de Charles Dickens, o avarento Scrooge, vai ter visitas inesperadas que o vão fazer reflectir sobre toda a sua vida e sobre o verdadeiro valor do Natal. Federico Corado encena a peça de teatro que o Centro Cultural do Cartaxo agendou para esta quadra festiva – uma peça que coloca aos espectadores, de todas as idades, uma questão muito importante e que se mantém actual até hoje – qual é o verdadeiro significado do Natal.

Scrooge aprende, no texto de Dickens, uma lição para o futuro ao observar o seu próprio passado e a pessoa em que se tornou, reaprende que o Natal é uma data que celebra a bondade, a generosidade e a união entre as pessoas, e decide mudar. O personagem é confrontado com a sua história, reflete sobre o seu futuro e muda à medida que as cenas se sucedem. Os desafios que a peça coloca a Scrooge, coloca também ao espectador – Um Conto de Natal é mágico porque desafia cada um de nós a sair da sala diferente, pelo menos um pouco mais alerta, do que quando entrou.

“É possível que nenhuma outra peça de ficção tenha tido uma influência cultural tão abrangente como a que pode ser atribuída Um Conto de Natal, de Charles Dickens”. Área de Serviço

Ebenezer Scrooge é um homem de negócios obstinado na Londres vitoriana. Na véspera de Natal, o avarento Scrooge é visitado pelo fantasma de seu sócio, Jacob Marley. É dito a Scrooge que o que fazem em vida determinará o que lhe acontece na vida após a morte. Marley diz a Scrooge que ele será visitado por três fantasmas e tomará conhecimento do que lhe acontece. O primeiro espírito, o Fantasma do Natal Passado, mostra a Scrooge que ele era um jovem feliz, despreocupado e apaixonado, mas o dinheiro tornou-se o seu maior desejo. O Fantasma do Natal Presente mostra como vivem os outros, incluindo seu sobrinho Fred e seu empregado Bob Cratchit, o Fantasma do Natal Futuro, mostra a Scrooge o destino que o aguarda. Scrooge aprende com as suas visitas e transforma-se num homem diferente, mesmo a tempo do Natal.

Com: Frederico Corado, Tomás Formiga, Rui Manel, Maria Inês, Beatriz Dinis, Beatriz Lamarosa e Inês Magalhães | Encenação e Adaptação – Frederico Corado, a partir do livro de Charles Dickens; Cenografia – Frederico Corado com construção de Mário Júlio; Vídeo – Rui Manel; Produção da Área de Serviço – Frederico Corado, Florbela Silva e Vânia Calado; Desenho de Luz: Bruno Santos; Fotografia: Vitor Neno; uma Produção da Área de Serviço; com o apoio do Centro Cultural do Cartaxo e da Câmara Municipal do Cartaxo

INFO

Centro Cultural do Cartaxo

16 de dezembro – domingo – 16h00

Entrada – 3€

M/6

Leia também...

Centro Cultural Regional de Santarém: 45 anos de memória, convicção e resistência cultural

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) assinalou, no passado sábado, 29 de Novembro, 45 anos de actividade com uma mesa-redonda que reuniu fundadores,…

“Fora de Lisboa ou Porto, o teatro é descurado”

Jorge Silva Melo trouxe ao palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, no passado sábado, a peça Vidas Íntimas, de Noël Coward, trazendo…

Livro “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

“Os Bordados de Glória do Ribatejo” fazem parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde o dia 4 de Fevereiro de 2022. Para…

Toy dá concerto em ‘trio eléctrico’ pelas ruas de Santarém

O cantor Toy vai dar um concerto em ‘trio eléctrico’ na próxima sexta-feira, 17 de Julho, em Santarém. O artista vai passar pelas principais…