A Programação em Rede da Lezíria do Tejo continua a levar à região momentos culturais de máximo interesse e na semana que passou teve como pontos altos, dois magníficos momentos.

Na terça feira, 17 de Agosto, às 21H00, no Pátio do Museu Municipal de Coruche, aconteceu a primeira apresentação da “Vídeo Performance” “Meio Homem Trabalho”, no contexto da acção “A Lezíria a Gostar Dela Própria”, com Tiago Pereira e Sílvio Rosado. Uma noite intensa, que culminou com uma “fandangada”, em que brilhou o nonagenário Sr. António Neves, homem com uma vida profundamente embrenhada nas questões da cultura tradicional.

Na sexta feira, dia 20 de Agosto, às 21H30, o Convento de São Francisco em Santarém recebeu esta mesma “Vídeo Performance”, tendo Tiago Pereira privilegiado aqui imagens com testemunhos de pessoas do concelho de Santarém. Na plateia, com cerca de centena e meia de espectadores, pontuavam duas dezenas que gravaram os seus testemunhos para a criação da performance, vibraram com as próprias histórias, soberbamente ordenadas e recriadas pelo génio do Tiago Pereira, a que o músico Sílvio Rosado acrescentou brilhantes improvisos.

No sábado, dia 21 de Agosto, esta “Vídeo Performance” repetir-se-ia na Golegã, no auditório ao ar livre do Equuspolis, desta feita com os testemunhos de pessoas do respectivo concelho.

A essa mesma hora, Aveiras de Cima recebia o espectáculo de dança contemporânea “Dançar com… Vindimas”, uma produção do Círculo Cultural Scalabitano, com coreografia de Encarnação Noronha. Um espectáculo brilhante, que vai ao encontro das raízes mais profundas da identidade ribatejana, recriando o ciclo da produção do vinho, com imagens belíssimas que deixaram o público, cerca de centena e meia de pessoas, deliciado.

Nos próximos dias intensifica-se a Programação em Rede, pelo que teremos, logo no dia 27 de Agosto, sexta feira, em Alpiarça (Praça do Município), às 21H30, a “Vídeo Performance” “Meio Homem Trabalho”, integrada na acção “A Lezíria a Gostar Dela Própria”, com Tiago Pereira e Sílvio Rosado.

Ainda em Alpiarça, mas no dia 28 de Agosto, entre as 18h00 e as 20H00, decorre a acção “Valoriz’Arte”, também na Praça do Município, com a apresentação dos trabalhos de Estátuas Vivas realizados na residência artística que decorreu durante a semana.

Também a 28 de Agosto, duas acções: em Santarém, às 21h00, no Convento de São Francisco, apresentação da residência artística em vídeo documental “Vale”, orientada por Miguel Canaverde e Pedro Mourinha; às 21h30 “Dançar com… Vindimas”, produção do Círculo Cultural Scalabitano, com coreografia de Encarnação Noronha, desta feita no Centro Cultural do Cartaxo.

Esta programação, coordenada pela CIMLT, tem financiamento do Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Leia também...

Desfile de Carnaval de volta ao Cartaxo na próxima sexta-feira

O Cartaxo volta a celebrar o Carnaval com um desfile pelas ruas da cidade, na próxima sexta-feira, 21 de Fevereiro. O desfile, que tem…

Concerto para Surdos assinala comemorações do Dia Internacional dos Museus na Igreja da Graça

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Santarém (CMS) em parceria com a Direcção Geral do Património Cultural…

Município da Chamusca agraciado com o troféu “Preservação da Festa”

A Tertúlia Festa Brava, da Azambuja, decidiu atribuir o troféu “Preservação da Festa” na sexta-feira, dia 29 de Novembro, à Câmara da Chamusca pelo…

“Filha da Mãe” em cena no Cineteatro da Chamusca

O Cineteatro da Chamusca recebe no próximo dia 20 de Julho, pelas 21h30, a comédia musical “Filha da Mãe”, interpretada por Paula Marcelo e…