No âmbito do centenário da travessia aérea levada a cabo por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Tomar, entre os dias 17 e 27 de Março, a exposição itinerante “1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul”.

A mostra será inaugurada quinta-feira, dia 17, pelas 11h30, e contará com a presença dos directores do Museu da Marinha e do Museu do Ar, entidades responsáveis pela criação desta exposição.

A travessia teve início no dia 30 de Março de 1922 e ligou, depois de várias peripécias, as cidades de Lisboa e do Rio de Janeiro, numa época em que se testava ainda a capacidade das aeronaves para voos de grandes distâncias.

Para a sua concretização foi determinante a utilização do sextante com um horizonte artificial, criada pelo almirante Gago Coutinho, e do corrector de rumos, que desenvolveu em colaboração com o comandante Sacadura Cabral.

Leia também...

João Vitalino apresenta novo livro

Teve lugar, no passado dia 27 de Junho, na Casa do Povo de Espinheiro, a sessão de apresentação do livro “Rio dos Cantos Vem…

‘De passagem’, “exposição mais curta da temporada” traz desenho e poesia a montras de loja

Entre uma loja para arrendar e uma loja arrendada abriu-se um intervalo efémero. Uma iniciativa espontânea na loja do nº 50 da Rua 1ª de…

Poeta João Silva Nogueira tema da próxima Assembleia de Investigadores

A Assembleia de Investigadores N.º 136 que será promovida pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão no próximo dia 7 de Novembro,…

Festival de Estátuas Humanas invade Santarém já a partir de amanhã

Santarém prepara-se para receber novamente um evento que tem atraído anualmente milhares de visitantes ao centro histórico da cidade. As ruas vão ser literalmente…