No âmbito do centenário da travessia aérea levada a cabo por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, vai estar patente na Biblioteca Municipal de Tomar, entre os dias 17 e 27 de Março, a exposição itinerante “1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul”.

A mostra será inaugurada quinta-feira, dia 17, pelas 11h30, e contará com a presença dos directores do Museu da Marinha e do Museu do Ar, entidades responsáveis pela criação desta exposição.

A travessia teve início no dia 30 de Março de 1922 e ligou, depois de várias peripécias, as cidades de Lisboa e do Rio de Janeiro, numa época em que se testava ainda a capacidade das aeronaves para voos de grandes distâncias.

Para a sua concretização foi determinante a utilização do sextante com um horizonte artificial, criada pelo almirante Gago Coutinho, e do corrector de rumos, que desenvolveu em colaboração com o comandante Sacadura Cabral.

Leia também...

Câmara de Rio Maior investe 530 mil euros na requalificação da casa do poeta Ruy Belo

A Câmara Municipal de Rio Maior vai investir 530 mil euros na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo, em São…

Nuno Figueiredo recebe Prémio de Poesia em cerimónia de homenagem a Mário Viegas

O Centro Cultural Regional de Santarém realiza, no sábado à tarde, uma homenagem ao actor escalabitano Mário Viegas, que faria nesse dia 70 anos,…

Nemanus, Rui Veloso, Luís Represas, Rosinha nas Festas de Amiais de Baixo

As Festas de Amiais de Baixo estão de regresso à vila entre os dias 22 e 26 de Abril, após dois anos de suspensão…

Festival Guitarra D’Alma adapta-se aos tempos de pandemia com redução de espectáculos

O Festival Guitarra D’Alma realiza-se, este ano, entre os dia 6 e 14 de Novembro, mas adaptado aos novos tempos de pandemia. O certame…