Câmara Municipal do Cartaxo convidou empresas do Cartaxo a integraram o Dia do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura.

Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, deu a conhecer as tradições e a riqueza etnográfica do concelho.

Os vinhos do concelho foram os convidados especiais da presença do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura – Casa 1927, Casal do Conde e Vinhos Franco aceitaram o convite do Município e estiveram no pavilhão da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo) para dar a conhecer a excelência dos seus vinhos a milhares de visitantes.

Mas estes convidados especiais não estiveram sozinhos. Ao seu lado, estiveram outros importantes protagonistas ­do Dia do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura, que decorreu durante todo o dia 9 de Junho.

Cook2Wine, Ribatejo Tours e Duuras – Artstone mostraram os seus produtos e o modo como estes criam relações de colaboração que valorizam cada uma das empresas, tanto quanto contribuem para a divulgação turística do concelho – trabalho que a Ribatejo Tours promove através dos seus percursos turísticos que mostram as magníficas paisagens atravessadas pelo Rio Tejo, assim como, os costumes das gentes que as habitam.

Ao Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, coube a representação das tradições do concelho, com três actuações – a primeira no hall de entrada do CNEMA, de onde desfilou até ao pavilhão da CIMLT para uma breve apresentação e, por fim, no Palco Regional, com centenas de visitantes a assistir e a aplaudir a sua actuação. O Rancho Folclórico, para além de dar a conhecer a riqueza de tradições ribatejanas que marcam a identidade do concelho, através da etnografia e da dança, mostrou ainda a doçaria regional.

Chef Madalena Dias reúne à mesma mesa, vinhos, iguarias e empresas do concelho

Madalena Dias aceitou o convite para ocupar a área de showcooking e mostrar o trabalho que desenvolve na empresa Cook2Wine. Com especial destaque para a harmonização entre iguarias e vinhos, a Chef acrescentou recentemente, aos pratos que cria, os produtos de duas empresas do concelho ­– a WoodWorking, e a Duuras, cujas tábuas em madeira e em ardósia negra, respectivamente, serviram de verdadeiro palco às suas criações.

Muitas dezenas de visitantes da Feira assistiram à primeira harmonização da tarde – a Chef da Cook2Wine, preparou um ceviche que serviu em pequenos cones dispostos numa tábua de ardósia negra, especialmente pensada pela Duuras. Os produtos da terra e do mar, estiveram assim em perfeita harmonia com o vinho Casal do Conde, que foi servido e explicado pela enóloga Verónica Pereira.

Para encerrar a tarde na Feira Nacional de Agricultura, a Chef Madalena Dias confeccionou um prato principal – carne de toiro maturada com Saltinto, um sal muito especial criado pela Cook2Wine –, e uma sobremesa – pistachio, limão, maracujá e merengue caramelizado deram lugar a deliciosas e lindíssimas tartes. Ambos ganharam destaque nas tábuas da Duuras e, desta vez, também da WoodWorking. A ligar ingredientes e apresentação, estiveram os Vinhos Franco, apresentados pelo enólogo Hernâni Magalhães.

Leia também...

“Valorizar a água é o desafio do século”

A gestão da água exige uma agenda clara e permanente. A seca em Portugal é estrutural e, por isso, temos de ser, cada vez…

MP e defesa pedem justiça para mulher acusada de matar os pais em Samora Correia

 Ministério Público e a defesa de uma mulher que atacou os pais à facada em 2022 pediram hoje, nas alegações finais, justiça para a…

Graça Morais expõe na Galeria do Parque

A mostra de pintura ‘O Peso do Mundo’, da artista Graça Morais, vai ser inaugurada no sábado, 11 de Março, às 17.00, na Galeria…

“Juntos, somos mais que Música”

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano (CCS), actualmente composto por 36 elementos, está de Parabéns: não só pelo seu cinquentenário, que se assinala este…