Dois incêndios lavram hoje à tarde na zona de Santarém, mobilizando um total de 270 bombeiros, apoiados por 72 veículos e seis meios aéreos, no combate às chamas, tendo já obrigado ao encerramento da A15, disse à Lusa fonte da Protecção Civil.

De acordo com o comandante José Carlos Pereira, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o primeiro incêndio deflagrou às 16h02 na zona de Casais Porto Oliveira, freguesia de Abitureiras, e está a ser combatido por 182 bombeiros, 51 veículos e seis meios aéreos.

O outro incêndio lavra desde as 16h49 na zona de Malaqueijo, concelho de Rio Maior, envolvendo 93 operacionais, 23 veículos e um meio aéreo no combate às chamas.

Segundo o responsável do CDOS de Santarém, os dois fogos encontram-se activos e são de “grandes dimensões”, tendo obrigado as autoridades a encerrarem a autoestrada 15, por volta das 17h25, devido ao “fumo intenso” e ao facto de “as chamas terem passado a autoestrada de um lado para o outro”.

Uma das principais preocupações dos operacionais no terreno é evitar que os dois incêndios se encontrem e se juntem, dado que “estão muito perto um do outro”, distando apenas cerca de 700 metros, acrescentou.

Quanto a aglomerados populacionais junto aos incêndios, José Carlos Pereira afirmou que para já não tem informação de que haja populações em risco.

Foto: Joaquim Cardoso
1 comment

Comments are closed.

Leia também...

Proteção Civil registou 48 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as…

Quadro do tempo: As conversas das famílias

Segundo a revista Sábado de há dias, mais de 70 políticos e…

Suspeito do homicídio do padrasto em Ferreira do Zêzere fica em prisão preventiva

Um homem suspeito do homicídio do padrasto em Ferreira do Zêzere ficou…

Exército recebe 23 novas viaturas para ações de prevenção dos fogos rurais em Abrantes

O ministro da Defesa Nacional entregou esta quarta-feira, 22 de Maio, em…